domingo, 20 de abril de 2008

Em João Monlevade, evento reúne gastronomia e cultura



Risoto de Legumes acompanhado de feijão manteiga, abóbora japonesa recheada e costela gaúcha assada ao molho de maracujá. É com esse cardápio de deixar qualquer um com água na boca que vão se fartar os participantes do “tempero Samba Rock”, no próximo sábado, dia 26, em João Monlevade. Mas o evento não é só comida; é também diversão e arte.

A programação prevê exposição de estandartes do artista Afonso, pequeno “bazar” de livros de poesia e arte, samba de raiz com remanescentes do extinto grupo “Afilhados do Sereno” e mais uma “trilha sonora” à base de vinis de rock anos 80 (do acervo da Rádio Alternativa 91 FM).

“tempero Samba Rock” faz parte do projeto “Arte no Sítio”, idealizado pelo jornalista Wir Caetano, que divide a produção com o também jornalista Marcelo Melo e a bibliotecária Rosália Oliveira, todos eles residentes em Monlevade. O projeto começou a partir da realização, em janeiro deste ano, do “Arroz com Livros”, uma festa que reuniu amigos – não só de Monlevade, mas também de cidades como Ipatinga, Itabira e Belo Horizonte – no sítio do casal Luiz Fernando Amaral e Lutécia Espechit, no Laranjeiras, um bairro periférico da cidade.

O “Arroz...” foi o casamento de um almoço à base de pernil à pururuca, arroz, tutu e farofa de frutas, com um “amigo oculto” só de livros, novos ou usados, para buscar consolidar uma rede de relacionamento entre pessoas que gostam de boa culinária e cultura. O sucesso do prato preparado por dois verdadeiros cozinheiros-artesãos, Miguel Moreira e Mário Mendes, e da rede de amizade estimulou Lutécia a propor uma parceria com os produtores do evento. Nascia, aí, o “Arte no Sítio”.

Pelo projeto, está prevista a realização periódica de eventos, sempre reunindo gastronomia e arte, no sítio do Laranjeiras. É só para convidados, mas o esquema é mesmo de rede: os produtores convidam amigos e cada amigo pode convidar outros dois. Mas quem não tiver sido convidado e se interessar em participar pode entrar em contato com os produtores. Os custos são previamente estimados, para definição da contribuição individual, que dá direito à presença, ao almoço e à bebida.


Créditos das fotos:
Afonso com estandartes: Erivelton Braz (Jornal A Notícia)
Wir Caetano e Marcelo junto à comidade: Elaine Lopes (Jornal O Médio Piracicaba)








Nenhum comentário: